domingo, 5 de maio de 2013

FEEVALE- 2012


1. (Feevale 2012)  Foi a partir de 1530 que Portugal resolveu reforçar a sua presença no Brasil. O domínio português avançou para além das águas costeiras, com o objetivo de definir os seus limites em terras americanas.

Sobre o Brasil Colônia, considere verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações que seguem.

(     ) A instalação das capitanias hereditárias gerou conflitos entre portugueses e indígenas, já que o confisco das terras e o trabalho forçado feriam o modo de vida das populações nativas.
(     ) A cana-de-açúcar foi o primeiro produto de monocultura cultivado nas terras do Brasil português e lançou as bases de uma sociedade escravista.
(     ) Os portugueses estabeleceram o domínio sobre o território da colônia sem conflitos com as populações nativas.

Marque a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V   
b) V – F – V   
c) V – V – F   
d) F – F – F   
e) F – F – V   
  
2. (Feevale 2012)  “Noventa milhões em ação,
Pra frente Brasil, do meu coração.
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil, salve a Seleção.”
(Miguel Gustavo, Pra Frente Brasil, 1970.)

A marchinha Pra Frente Brasil, além de hino da Seleção Brasileira da Copa de 1970, também serviu como hino da política autoritária do Brasil. Na época, a Ditadura Civil-militar (1964-1985) serviu-se do futebol e da identidade elaborada através da paixão maior do brasileiro para passar a imagem de uma sociedade unida, sem conflitos e em busca da vitória. Elaborava-se, assim, a imagem de um País vencedor e grandioso.

Sobre o período da Ditadura Civil-militar no Brasil, considere verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações que seguem.

(     ) Destacou-se a construção de obras suntuosas, como a estrada Transamazônica.
(     ) A liberdade de expressão foi atingida, com o fechamento de inúmeros jornais e revistas, e a produção cultural foi controlada e censurada.
(     ) Os recursos provenientes do capital estrangeiro foram direcionados para projetos que visavam à qualidade de vida dos brasileiros mais carentes.

Marque a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V   
b) F – F – V   
c) F – F – F   
d) V – V – F   
e) V – F – V   
  
3. (Feevale 2012)  A década de 1920, na história brasileira, foi um período de tensões sociais e de movimentos políticos, bem como de reflexão sobre a produção cultural do nosso País. Pode-se dizer que foram anos de questionamentos e de repensar o Brasil.

Sobre a década de 1920 e o cenário brasileiro, são feitas algumas afirmações.

I. Ocorreu a fundação do Partido Comunista no Brasil.
II. Os interesses das oligarquias rurais estavam ameaçados pelo agravamento da crise da “Política dos Governadores”.
III. A Semana de Arte Moderna de 1922 inaugurou o Modernismo no Brasil, que defendia novas formas de criação e o rompimento com correntes culturais europeias.

Marque a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação II está correta.   
b) Apenas a afirmação III está correta.   
c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.   
d) Apenas as afirmações II e III estão corretas.   
e) Todas as afirmações estão corretas.   
  
4. (Feevale 2012)  Para responder à questão, leia o texto que segue.

“Assim, meus amigos, meus conterrâneos e patrícios ficarão sabendo por que esta rádio silenciou. Foi porque ela foi atingida pela destruição e porque isso ocorreu contra a nossa vontade. E quero vos dizer por que penso que chegamos a viver horas decisivas.”
(Disponível em:<www.clicrbs.com.br>. Acesso em: 16 set. 2011.)

O trecho do discurso remete ao episódio conhecido como Campanha da Legalidade, ocorrido em 1961.

Sobre a Campanha da Legalidade, são feitas algumas afirmações.

I. Pode ser compreendida como um reflexo da instabilidade política do Brasil, ocasionada pela renúncia do Presidente Jânio Quadros no ano de 1961.
II. Contou com uma rede de rádio, a chamada Voz da Legalidade, que defendia a posse do Vice-presidente João Goulart e o cumprimento da Constituição do Brasil.
III. Foi liderada por Leonel Brizola, então Governador do Rio Grande do Sul.

Marque a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação I está correta.   
b) Apenas a afirmação II está correta.   
c) Apenas a afirmação III está correta.   
d) Todas as afirmações estão corretas.   
e) Todas as afirmações estão incorretas.   
  
5. (Feevale 2012)  A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra a partir de meados do século XVIII, pode ser compreendida como uma revolução sem precedentes, que resultou em transformações de ordem econômica e social.

Sobre essa Revolução, são feitas algumas afirmações.

I. Implicou em um processo de mecanização do campo, alterando costumes e paisagens.
II. Implicou em mudanças de grande amplitude, como a nova organização das relações trabalhistas.
III. Implicou em uma nova concepção de tempo, vinculada à produção e ao trabalho nas fábricas.

Marque a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação I está correta.   
b) Apenas a afirmação II está correta.   
c) Apenas a afirmação III está correta.   
d) Apenas as afirmações II e III estão corretas.   
e) Todas as afirmações estão corretas.   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [C]

No período anterior a 1530, denominado “pré-colonial”, Portugal explorou apenas a madeira, com a extração do pau-brasil. Após 1530 começou a colonização efetiva, com a ocupação da terra por donatários e sesmeiros, a partir da doação de capitanias por parte do Estado. A estrutura fundiária criada foi responsável pela produção e exportação de açúcar em grande escala, apoiada no trabalho escravo.  

Resposta da questão 2:
 [D]

O período ditatorial foi caracterizado pela censura aos meios de comunicação e por intensa repressão aos movimentos sociais e culturais contrários ao regime. Esse período também foi caracterizado por obras de impacto, elevação da dívida externa e por intensa campanha nacionalista, utilizando as conquistas esportivas com o objetivo de identificar a torcida pela seleção de futebol com a torcida pelo Brasil.  

Resposta da questão 3:
 [E]

O Partido Comunista Brasileiro foi fundado em 1922, mesmo ano em que se realizou a Semana de Arte Moderna, representando uma nova visão de mundo e, consequentemente, nova expressão cultural e artística, que valorizava elementos nacionais.
Os anos 20 marcaram a crise das oligarquias, quando das rebeliões militares – tenentistas – e a ruptura do “café com leite”.  

Resposta da questão 4:
 [D]

Com a renúncia de Jânio, agravou-se a polarização política, destacando-se a disputa entre os favoráveis à posse de João Goulart (os legalistas) e aqueles que eram contrários e defendiam o golpismo. Um dos principais líderes dos legalistas foi o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, que através de emissoras de rádio desenvolveu a “campanha da legalidade”.  

Resposta da questão 5:
 [E]

Todas corretas; no entanto, vale ressaltar que as transformações no campo são consequências da Revolução Industrial em médio prazo, pois em um primeiro momento, as grandes transformações ocorrem nas cidades. Ao apresentar as mudanças no campo, a questão tende a confundir o estudante.
A partir da Revolução, consolidou-se o trabalho assalariado e as relações capitalistas de produção e o trabalhador perdeu completamente o controle sobre o tempo, determinante para a ampliação da produção. 

0 comentários :

Postar um comentário