domingo, 5 de maio de 2013

FGVRJ - 2012




1. (Fgvrj 2012)  A eleição de Jânio Quadros, em 1960, significou certa alteração de rumos da política brasileira com relação ao período iniciado em 1945. Tal alteração baseou-se:
a) No apoio que os comunistas emprestaram à candidatura de Jânio em troca da legalização do PCB, que ocorreria em 1961.   
b) Na primeira vitória das forças trabalhistas em pleitos nacionais e no fortalecimento de novas lideranças sindicais.   
c) No rompimento da hegemonia paulista e no descontentamento militar provocado pelas propostas eleitorais janistas.   
d) Na vitória de uma candidatura da UDN, que interrompeu a série de vitórias do PSD e do PTB, em arranjo político orquestrado por Getúlio Vargas.   
e) Na inauguração de um novo estilo político baseado na valorização das estruturas partidárias e na definição clara de propostas políticas programáticas.   
  
2. (Fgvrj 2012)  Diversas tensões e diversos conflitos europeus ocorridos nos séculos XVI e XVII foram motivados ou intensificados por questões de natureza religiosa. Dentre eles, um dos mais conhecidos episódios é a “Noite de São Bartolomeu”, de 24 de agosto de 1572. A esse respeito, é correto afirmar:
a) Trata-se do massacre de judeus, em Amsterdã, por católicos holandeses, que precedeu o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício nas Províncias Unidas.   
b) Trata-se da noite de celebração, na França, do acordo entre protestantes e católicos, que pôs fim a anos de intensos conflitos entre seguidores das duas religiões.   
c) Trata-se da cerimônia de encerramento do Concílio de Trento, quando se decidiu pela condenação das ideias luteranas e pela perseguição de seus seguidores.   
d) Trata-se da decisão tomada pelos monarcas Habsburgos no sentido de banir os protestantes do território do império espanhol.   
e) Trata-se do massacre de cerca de 30 mil huguenotes, que intensificou, na França, a animosidade entre católicos e protestantes.   
  
3. (Fgvrj 2012)  Até que a filosofia que sustenta uma raça
Superior e outra inferior
Seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada,
Haverá guerra, eu digo, guerra.
(...)
Até que os regimes ignóbeis e infelizes,
Que aprisionam nossos irmãos em Angola, em Moçambique,
África do Sul, em condições subumanas,
Sejam derrubados e inteiramente destruídos, haverá
Guerra, eu disse, guerra.
(...)
Até esse dia, o continente africano
Não conhecerá a paz, nós, africanos, lutaremos,
Se necessário, e sabemos que vamos vencer,
Porque estamos confiantes na vitória
Do bem sobre o mal,
Do bem sobre o mal...

War. Bob Marley, 1976.

A canção War foi composta por Bob Marley, a partir do discurso pronunciado pelo imperador da Etiópia, Hailé Selassié (1892-1975) em 1936, na Liga das Nações. As ideias do discurso, presentes na letra da canção acima, estão associadas:
a) Ao darwinismo social, que propunha a superioridade africana sobre as demais raças humanas.   
b) Ao futurismo, que consagrava a ideia da guerra como a higiene e renovação do mundo.   
c) Ao pan-africanismo, que defendia a existência de uma identidade comum aos negros africanos e a seus descendentes.   
d) Ao sionismo, que defendia que o imperador Selassié era descendente do rei Salomão e da rainha de Sabá e deveria assumir o governo de Israel.   
e) Ao apartheid, que defendia a superioridade branca e a política de segregação racial na África do Sul.   
  
4. (Fgvrj 2012)  O período entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, caracterizou-se por uma intensa polarização ideológica e política. Assinale a alternativa que apresenta somente elementos vinculados a esse período:
a) New Deal; Globalização; Guerra do Vietnã.   
b) Guerra do Vietnã; Revolução Cubana; Muro de Berlim.   
c) Guerra Civil Espanhola; Nazifascismo; Quebra da Bolsa de Nova York.   
d) Nazifascismo; New Deal; Crise dos Mísseis.   
e) Doutrina Truman; República de Weimar; Revolução Sandinista.   
  
5. (Fgvrj 2012)  A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada:
a) pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial britânico.   
b) pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do continente europeu.   
c) pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas fronteiras culturais e linguísticas.   
d) pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da industrialização.   
e) pela retração da economia mundial devido à mecanização da produção e à diminuição da oferta de produtos industrializados.   
  
6. (Fgvrj 2012)  Mais de seis meses após seu início, a “Primavera Árabe”, onda de levantes populares que começou na Tunísia e se espalhou por vários países da região, se encontra em um impasse de violência, mortes, frustrações e dúvidas quanto a mudanças.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110803_primavera_arabe_impasses_tariq_rw.shtml

Sobre a situação atual de países que participaram da chamada “Primavera Árabe”, considere as seguintes afirmações:

I. Na Líbia, após a queda do regime de Muamar Khadafi foram realizadas as primeiras eleições livres.
II. Na Síria, o presidente Bashar Al-Assad renunciou após um curto período de resistência.
III. Na Tunísia, aliados históricos do ex-presidente Zine al-Abidine Ben Ali controlam o governo provisório.

Está correto apenas o que se afirma em
a) I.   
b) I e II.   
c) II e III.   
d) II.   
e) nenhuma das afirmações está correta.   
  
7. (Fgvrj 2012)  Em 5 de maio de 2011, a união estável de casais do mesmo sexo foi reconhecida pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
a) No caso brasileiro, o reconhecimento da união homoafetiva não implicou o reconhecimento de vínculos familiares entre companheiros do mesmo sexo.   
b) O Brasil é o primeiro país sul-americano a reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo.   
c) A decisão do STF concede aos parceiros do mesmo sexo o direito ao casamento civil.   
d) A decisão do STF estende direitos tais como pensão, aposentadoria e herança a parceiros do mesmo sexo que optarem pela união estável.   
e) Apesar da decisão favorável do STF, a efetivação da união estável entre parceiros do mesmo sexo ainda depende de lei específica votada pelo Congresso e sancionada pelo Executivo.   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [D]

Apesar de apoiado pela UDN com um discurso contrário à política do PSD-PTB, Jânio Quadros adotou o modelo populista e não promoveu, efetivamente, mudanças nas estruturas vigentes. Isso explica seu isolamento político e, consequentemente, sua renúncia.  

Resposta da questão 2:
 [E]

Conhecimento factual. A Noite de São Bartolomeu ocorreu na França quando os líderes do “Partido Católico”, ligados à realeza, organizaram um grande massacre da população protestante que estava em Paris para a celebração do casamento da princesa Marguerite de Valois com o líder protestante Henrique Bourbon. O número de mortos ainda é discutível e não há precisão sobre ele.  

Resposta da questão 3:
 [C]

A Etiópia foi a única região não colonizada pelos europeus. A primeira metade do século ainda foi marcada pelo domínio do colonizador, apesar das diversas lutas de diversos povos em todo o continente. Pela letra da música, percebe-se que o imperador etíope conclama a todos os povos africanos a lutar contra a dominação e exploração estrangeira.  

Resposta da questão 4:
 [C]

Conhecimento factual e cronológico. A Guerra Civil Espanhola ocorreu entre 1936 e 39; Mussolini ascendeu ao poder em 1922 e Hitler em 1933, e a quebra da Bola de Nova Iorque ocorreu em 1929. Normalmente afirma-se que o período entreguerras foi caracterizado pela crise do liberalismo.  

Resposta da questão 5:
 [B]

A Segunda Revolução Industrial representou a expansão da industrialização para diversas nações, incluindo Estados Unidos e Japão e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novas tecnologias, coma utilização da eletricidade no lugar da energia a vapor e da siderurgia, dando novos rumos à utilização do ferro. Desenvolveu-se o capitalismo monopolista associado à conquista de mercados afro-asiáticos.  

Resposta da questão 6:
 [E]

A Tunísia foi o primeiro país a registrar importantes mudanças e os grupos de oposição passaram a governar o país. Na Líbia, após a queda de Khadafi, formou-se um governo provisório para reorganizar o país. Na Síria – até o momento em que esta foi questão foi elaborada – Assad se mantinha no poder.  

Resposta da questão 7:
 [D]

Adotando uma política tolerante, seguindo o exemplo da Argentina, a justiça brasileira garantia amplo conjunto de direitos aos casais homossexuais.  

0 comentários :

Postar um comentário