domingo, 5 de maio de 2013

Origem do Universo e Evolução do Homem


           

             Uma das teorias sobre o surgimento do homem é a Criacionista. Baseada na tradição judaico-cristã, essa é uma teoria religiosa e afirma que Deus criou o homem.
            Outra teoria existente é a Evolucionista, que possui base científica. Formulada pelo naturalista inglês Charles Darwin, com a sua obra A origem das espécies, defende que os seres vivos evoluíram de um ancestral comum, sendo o homem fruto da evolução e da adaptação das espécies ao meio ambiente. Deve-se lembrar de que o homem não evoluiu do macaco.
            Para Darwin, houve uma seleção natural, que é a responsável pela mudança e evolução das espécies: as mais adaptadas ao meio ambiente sobrevivem e deixam descendentes.




            A História, por valorizar a teoria evolucionista, tem se dedicado muito a construir todo o processo de evolução do homem, tarefa nada fácil devido à dificuldade em estudar a pré-história.
            O Homo habilis recebeu esse nome porque construiu as primeiras ferramentas tecnológicas de pedra e madeira, utilizando as mãos.
            O Homo erectus possuía crânio maior e se alimentava de praticamente tudo. Aprendeu a produzir o fogo, que contribuiu para que o homem pré-histórico pudesse se aquecer, defender, iluminar e cozer alimentos.
            O Homo Sapiens neanderthalensis possuía linguagem falada, cuidava dos doentes e deixou os primeiros registros históricos, que ficaram conhecidas como pinturas rupestres. Acredita-se que pintavam animais sendo caçados por acreditar que isso ocorreria na realidade, sendo uma espécie de magia.
            Por fim, os homens de Cro-Magnon confeccionavam armas e ferramentas mais bem elaboradas, possuíam linguagem organizada e rituais religiosos.

Adelino Francklin

Sugestão de link:

1- Divirta-se com o jogo da Superinteressante sobre a evolução do movimento. Clique aqui.

0 comentários :

Postar um comentário