domingo, 5 de maio de 2013

Os bandeirantes



Os bandeirantes, expedições financiadas por particulares, foram também desbravadores do interior do território brasileiro durante o período colonial. Havia a bandeira de prospecção, com a finalidade de se encontrar metais preciosos, a bandeira de contrato, para expulsar índios ou destruir quilombos, e a bandeira de apresamento, para capturar índios.
            A imagem acima representa Domingos Jorge Velho, que teria destruído o maior quilombo que existiu no Brasil, o quilombo de Palmares. Porém, sabe-se hoje que um bandeirante não teria as mesmas características que são apresentadas nas pinturas e esculturas desses paulistas.
            É perceptível o olhar e a postura de heroísmo que são representados, sendo isso uma construção da imagem deles. Os bandeirantes teriam sido heróis mesmo? E o enorme número de indígenas que teriam assassinado de forma cruel?
Um detalhe que chama a atenção são as botas. Provavelmente eles andavam descalços, influenciados pelos indígenas.
           Hoje, encontramos estátuas, nomes de ruas, pinturas, gravuras nos livros didáticos, que fazem memória à essas pessoas que contribuíram para interiorizar o nosso território, mas realmente não sabemos como teriam sido.

Adelino Francklin

0 comentários :

Postar um comentário