quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Egito

O que você sabe sobre a História do Egito Antigo? Escreva sobre curiosidades, mitos e fatos que marcaram a história dessa civilização fascinante.  


15 comentários :

  1. - Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.

    - No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos de idade. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido.

    - No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir benção ao casamento.

    - Somente os templos e túmulos eram feitos de pedra. As outras construções eram feitas de tijolos de barro misturados com palha picada.

    - As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais.

    - Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.

    - As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais colorido misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.

    - As meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.

    - Os filhos de famílias mais pobres (exceto de escravos) aprendiam a profissão do pai em casa ou no local de trabalho. Estas famílias não tinham condições de manterem os filhos numa escola.

    - Os sarcófagos dos faráos eram feitos de ouro com adornos de pedras preciosas. Quanto mais poderoso e rico o faraó, mais luxuoso era seu sarcófago.

    - O faraó começava o dia fazendo oração para os deuses, pedia proteção e força para resolver as questões da administração do Egito.

    - No Egito Antigo havia o divórcio. As mulheres podiam ficar com os filhos e também com parte dos bens do casal. Elas podiam também se casarem novamente.

    - As doenças pulmonares eram muito comuns do Egito Antigo. As pessoas costumam inalar muito pó de areia durante as tempestades de areia, o que comprometia, com o tempo, o funcionamento dos pulmões.

    - Os egípcios acreditavam que o décimo terceiro dia da segunda parte do período de plantio era um dia de azar. Este era o dia da deusa Sekhmet que, de acordo com os egípcios, enviava doenças e pragas.

    - O faráo Aquenáton (Amenófis IV), que governou o Egito Antigo entre 1353-1336 a. C., tentou instituir o monoteísmo. Este faráo tinha por objetivo tirar o poder dos sacerdotes, insitituindo o culto a um deus único: Aton. Como ele seria o único representante deste deus na Terra, concentraria também todo poder. Porém, a tentativa não foi para frente, sendo abandonada pelos governantes seguintes.

    - Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer

    ResponderExcluir
  2. A história do Egito e dividido e dividido em três fases: o Antigo império ,médio império e o novo império .Ao longo desses três período ,o Egito atingiu o apogeu .Porem ,a partir do século V|| , o Egito foi enviado por invadido por vários povos . Gesimara

    ResponderExcluir
  3. A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).

    A importância do rio Nilo
    Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
    Sociedade Egípcia
    A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.
    Escrita no Egito Antigo
    A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.
    Geovanna

    ResponderExcluir
  4. Sociedade Egípcia

    A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.

    Escrita no Egito Antigo

    A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos

    pedro henrique

    ResponderExcluir
  5. Cleópatra VII, o último faraó do antigo Egito, sempre foi tida como um símbolo de beleza sedutora e encantadora, o que ajudou a perpetuar esta idéia foram justamente a literatura e o cinema, de Shakespeare a Joseph L. Mankiewicz. Porém moedas romanas mostram Cleópatra como possuidora de características masculinas como um nariz grande, queixo protuberante e lábios finos, pelo que sabemos estas características não fazem parte de nenhum modelo de beleza feminina em praticamente todas as culturas. Em contra partida ela era conhecida por sua inteligência e carisma, isso ela tinha em excesso. Bruna

    ResponderExcluir
  6. A influência dessa sociedade está em muitas áreas do conhecimento hoje como a matemática, a química (por conta das técnicas de mumificação), a agronomia, engenharia e artes. Ou seja, o desenvolvimento que os egípcios adquiriram refletiu em outras culturas que tiveram contato com eles e propagou-se até nossos tempos.
    Anna Laura

    ResponderExcluir
  7. O filme 10.000 antes de cristo ,e o melhor filme que eu já vi na matéria de historia .Ana Luisa O melhor filme que eu já vi na matéria de historia e o 10.000 antes de cristo ,porque relata como era a vida de pessoas a 10.000 anos atrás ,a vida naquela época era muito diferente da vida atual .Ana Luísa.

    ResponderExcluir
  8. Bem eu acho que egito sempre foi otimooo Vic Tramontina Beijos Huhuhuh

    ResponderExcluir
  9. A história do Egito e dividido e dividido em três fases: o Antigo império ,médio império e o novo império . Shadia

    ResponderExcluir
  10. As aulas que estuda o Egito sempre são ótimas

    ResponderExcluir
  11. Meu professor disse que a Cleopatra tinha nariz grande e seduziu um romano

    ResponderExcluir
  12. uma das coisas legais do antigo Egito foi as três piramides, que foram, quefren, miquerinos,queops, e essa materia foi muito legal.

    ResponderExcluir
  13. - Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer. ass:vitor hugo

    ResponderExcluir
  14. Eu sou Aluno do criador desse site

    É Nois

    ASS: 2 Pedros

    ResponderExcluir
  15. Eles inventaram os hieroglifos que era uma escrita sagrada, existiam no Egito varias piramides as mais importantes era Queóps, Quefrem e a Miquerinos, elas eram feitas por escravos.
    Maria Luiza e Gabriel Maia Brito
    6 ano GZ

    ResponderExcluir