quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

UERJ - 2012

1-  Veja você, meu amigo, te resta apenas um meio para não ser explorado, nem oprimido: demonstrar coragem. Se os trabalhadores que são tão numerosos se opuserem com todas as suas forças aos patrões e a quaisquer formas de governo, estaremos bem próximos dos homens verdadeiramente livres.
Fala da peça Uma comédia social, representada por operários de São Paulo nos anos de 1910.
Adaptado de Nosso Século (1910-1930). São Paulo: Abril Cultural, 1981.

Durante a Primeira República (1889-1930), em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, o movimento operário tornou-se um dos principais críticos às exclusões da sociedade brasileira. Considerando as propostas defendidas na fala citada do personagem, uma das ideologias que se fez presente no movimento operário brasileiro, naquele momento, foi:
a) socialismo   
b) anarquismo   
c) liberalismo   
d) cooperativismo   
  
2-  Cheio de apreensões e receios despontou o dia de ontem, 14 de novembro de 1904. Muito cedo tiveram início os tumultos e depredações. Foi grande o tiroteio que se travou. Estavam formadas em toda a rua do Regente, estreita e cheia de casas velhas, grandes e fortes barricadas feitas de montões de pedras, sacos de areia, bondes virados, postes e pedaços de madeira arrancados às casas e às obras da avenida Passos.
Jornal do Comércio, 15/11/1904
Adaptado de Nosso Século (1900-1910). São Paulo: Abril Cultural, 1980.

O progresso envaidecera a cidade vestida de novo, principalmente inundada de claridade, com jornais nervosos que a convenciam de ser a mais bela do mundo. Era a transição da cidade
doente para a maravilhosa.
PEDRO CALMON (historiador / 1902-1985)
Adaptado de Nosso Século (1900-1910). São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Os textos referem-se aos efeitos da gestão do prefeito Pereira Passos (1902-1906), momento em que a cidade do Rio de Janeiro passou por uma de suas mais importantes reformas urbanas. Uma intervenção de destaque foi a abertura da avenida Central, hoje avenida Rio Branco, provocando não só elogios, como também conflitos sociais. A principal motivação para esses conflitos esteve relacionada à:
a) restrição ao comércio popular   
b) devastação de áreas florestais   
c) demolição de moradias coletivas   
d) elevação das tarifas de transporte   
  
3.  O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável.
O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)

*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”.

In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.

No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
a) superioridade técnica   
b) soberania econômica   
c) liberdade política   
d) razão científica   
  
4. O capitalismo do século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas: sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de relativa estabilidade.

Adaptado de SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2010.

A estabilidade mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo modelo de organização do Estado identificados em:
a) implantação dos sistemas de crédito – moderno   
b) estruturação dos impérios coloniais – corporativista   
c) organização das redes produtivas globais – autocrático   
d) formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social   
  
5. O presidente Roosevelt, que governou os E.U.A. entre 1933 e 1945, solicitou a inclusão de Walt Disney na lista de visitas de celebridades hollywoodianas aos países sul-americanos. Após a visita,
Disney retornou aos Estados Unidos e produziu os desenhos animados “Alô, amigos” (1942) e “Os três cavaleiros” (1945), mais conhecido no Brasil como “Você já foi à Bahia?”. Essas criações de Disney pretendiam resumir, no plano simbólico, os laços de afeto e de cooperação que uniam os E.U.A. ao Brasil.

As artes são frequentemente utilizadas como instrumento de propaganda política e ideológica. Os desenhos da Disney, por exemplo, foram peça importante para a estratégia geopolítica dos E.U.A. para a América Latina, como se observa no texto acima.
Essa estratégia geopolítica norte-americana foi concretizada na década de 1940 por meio de um conjunto de ações que fiou conhecido como:
a) Aliança para o Progresso   
b) Política da Boa Vizinhança   
c) América para os Americanos   
d) Doutrina do Destino Manifesto   
  
6. Democracia: governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade.
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

O conceito de democracia apresentado acima se relaciona diretamente com a prática de:
a) unidade sindical   
b) socialização da riqueza   
c) estabilidade constitucional   
d) autodeterminação das minorias   
  
7.  O Antropoceno, período geológico que começou quando o homem tomou o controle do planeta, acelerou as emissões de CO2 e “desregulou a máquina do mundo”, afirma o glaciólogo francês Claude Lorius, um pioneiro dos estudos sobre o clima, em seu novo livro, Viagem ao Antropoceno. “O homem é um agente determinante da vida sobre a Terra”, explica o especialista de 78 anos.

Adaptado de http://exame.abril.com.br, 05/01/2011

Ainda que não haja uma data específica proposta para o início do Antropoceno, ele está associado à intensificação da ação humana sobre o ambiente.
Considerando essa associação, o início desse novo período geológico deve coincidir, necessariamente, com o início da Idade que recebeu a seguinte denominação na História Ocidental:
a) Antiga   
b) Moderna   
c) Medieval   
d) Contemporânea   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [B]

Uma das principais características do movimento operário do início do século foi o fato de contar com lideranças anarquistas, formadas principalmente por homens de origem italiana. Pelo texto pode-se perceber o estímulo à organização do operariado para a luta contra os patrões e, em particular, contra “qualquer forma de governo”, o que diferencia o anarquismo do socialismo.  

Resposta da questão 2:
 [C]

No inicio do século, o Rio de Janeiro vivenciou um processo considerado como “de modernização”, pois era a capital do país, sede de representações diplomáticas e empresariais e, numa visão elitizada, deveria estar a altura de grandes cidades europeias. Esse processo implicou a abertura de grandes avenidas e, para tanto, o governo promoveu a demolição das casas populares que existiam na região. O processo de expulsão das camadas mais pobres da região central foi acompanhado por grande reação popular, que enfrentou polícia e governo, como descrito no texto apresentado.  

Resposta da questão 3:
 [D]

O iluminismo está associado aos valores burgueses difundidos desde o século XVIII e que, no século seguinte se tornaram predominantes. O racionalismo iluminista caracterizou-se pela confiança na razão, no progresso e na ciência, e pelo incentivo à liberdade de pensamento. O ideal do Iluminismo era levar esses valores a prevalecer e triunfar sobre o mito, a crendice, o "sobrenatural", o misticismo, a fé, o dogma, o fanatismo, a intolerância.  

Resposta da questão 4:
 [D]

Proposição não muito clara. O sindicalismo forte nos países desenvolvidos deu garantias a uma parcela maior de trabalhadores que ingressaram no mercado de consumo e possibilitaram maior estabilidade a economia na medida em que muitas empresas passaram a vender mais para um setor da sociedade até então excluída. Ao mesmo tempo, diversos governos se preocuparam em garantir uma política social de garantias mínimas no campo da educação, saúde, saneamento e transportes.  

Resposta da questão 5:
 [B]

O presidente Franklin Roosevelt substituiu o "Big Stick" pela "Política da Boa Vizinhança" que, embora preservando a hegemonia norte-americana sobre a América Latina, assumiu uma feição aparentemente mais cordial. A política de boa vizinhança convinha aos esforços dos Estados Unidos para se recuperar dos efeitos da crise de 1929 sobre sua economia. A retórica da solidariedade e os métodos cooperativos no relacionamento com os países latino-americanos facilitavam a formação de mercados externos para os produtos e investimentos norte-americanos, além de garantir o suprimento de matérias-primas para suas indústrias.  

Resposta da questão 6:
 [C]

O texto supõe que existe democracia quando governantes estabelecem e exercem leis de acordo com regras bem definidas, ou seja, com o respeito à Constituição. A questão, que se utilizava de texto curto e simples, permite aos estudantes refletirem sobre as diversas formas possíveis para definir democracia.  

Resposta da questão 7:
 [D]

Antropoceno, o termo foi criado pelo ganhador do Prêmio Nobel de Química (1995) Prof. Paul Jozef Crutzen em 2000 quando alertou sobre os efeitos produzidos pela ação humana o planeta. Portanto, partindo da ideia de que o homem desequilibra a vida, podemos considerar que tal período iniciou-se após a revolução industrial.  




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